quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

John Gorrie


Talvez você nunca tenha ouvido falar em John Gorrie, mas certamente irá concordar que a vida no planeta seria bem menos confortável sem as suas criações.

Nascido em 1803 na cidade de Charleston, Estados Unidos, Gorrie foi um médico que teve a ideia de pendurar sacos de gelo nas salas do hospital onde atuava, na tentativa de diminuir a febre alta de seus pacientes.

Em 1850 ele foi mais além. Usando de seus conhecimentos de física, criou uma máquina a vapor que produzia gelo. De uma só vez ele deu origem à geladeira e ao condicionador de ar. A primeira apresentação pública de sua invenção foi no dia 4 de julho de 1850.  A base do sistema de seu aparelho é utilizado até hoje com a principal diferença de o vapor ter sido substituído pela energia elétrica. 

Qual a invenção mais importante?

A geladeira nos possibilita fazer compras com antecedência, preservam alimentos a 4 graus Celsius ou menos, impedindo o crescimento de bactérias patogênicas e a deterioração durante vários dias ou semanas. Outras possibilidades são a preparação de alimentos de forma antecipada e o aproveitamento de sobras para refeições posteriores.

Por outro lado, o forte calor fez com que o Google registrasse no mês de janeiro um recorde de pesquisas pelo título "ar condicionado". No sul do país, o verão mais quente dos últimos 70 anos também motivou um recorde nas vendas do eletrodoméstico.

Dos modelos mais antigos aos mais modernos, estes dois fantásticos aparelhos na época em que foram criados não chamaram atenção o suficiente para impedir que o grande John Gorrie morresse pobre.  

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário